Sobre a Autora

               
           Olá, meu nome é Marlene, sou pedagoga formada pela Universidade Estadual de Goiás, trabalho como professora do Ensino Fundamental e Educação Infantil há oito anos. Amo minha profissão, acredito na educação e posso afirmar que é na sala de aula com meus alunos que me sinto realizada como profissional e como ser humano.                                        
            Sou uma pessoa que ama muito a Deus, a vida, os meus filhos, a minha família e a minha profissão. Quando estou dentro da sala de aula o meu mundo é ali, me esqueço de tudo que está do lado de fora e tento criar uma atmosfera única naquele espaço, onde tenho pequenas vidas em formação que enxergam na professora alguém importante capaz de conduzi-los a construção do conhecimento, e quando essas crianças conseguem ultrapassar seus próprios limites no aprendizado e na construção do caráter, e eu posso vivenciar isso, nesse momento então eu agradeço a Deus por me dar esse presente.
             Ser professora para mim é ser capaz de aprender enquanto ensina... Com meus alunos eu aprendi que temos que sorrir mais... Temos que respeitar os nossos limites... E que nada na vida é permanente... Temos que ter a capacidade de mudar de opinião se necessário... a capacidade de reconhecer os nossos erros, admiti-los e corrigi-los... respeitar as diferenças, opiniões e escolhas do nosso próximo... Como professora eu encontrei meu lugar no mundo.

Foto tirada durante uma aula de ciências sobre anatomia humana
            Como profissional não adotei uma tendência pedagógica única para trabalhar. Tenho convicção das que absolutamente não concordo e não trabalharia jamais, nesse caso, as tendências tradicional e tecnicista. Acredito que seja possível fazer uma seleção dos pontos positivos e negativos de cada tendência e a partir daí construir minha prática pedagógica, que também não deve ser única e imutável, ao contrário, tenho plena consciência de que a prática pedagógica do professor é construída todos os dias, a partir de sua relação com os seus alunos, procurando conhecer não somente a realidade empírica destes, bem como a realidade concreta de cada um.

Formatura da minha turma do 5º ano de 2012
            Acredito nas teorias de aprendizagem de Piaget, Vygotsky e Wallon, como sendo um avanço na forma de se pensar a educação, de se enxergar a criança como um ser social com capacidades e habilidades a serem desenvolvidas com a mediação do professor. Com esse pensamento, me esforço para praticar em meu cotidiano escolar essas teorias.
            A criação deste blog surgiu a partir da conscientização de que devemos utilizar todos os recursos disponíveis no mercado para melhorar a qualidade da educação, nesse sentido a utilização das mídias no processo educacional é uma realidade para mim.
            Aqui no blog temos um espaço para postar notícias, novidades, conteúdos interessantes e produtivos, curiosidades, trabalhos pedagógicos, dicas, informações e muito mais... É também um espaço para comunicação entre mim e meus alunos, pois por meio dessa ferramenta digital eles encontrarão explicações, orientações sobre tarefas e trabalhos, além de muitas outras coisas interessantes.

            Esse blog é de uma professora que acredita que o magistério não tem que ser exercido como sacerdócio ou por amor, acredito sim, que todo professor é um intelectual, um cientista, um profissional e por isso, deve ser valorizado e tratado com respeito  e dignidade, embora tudo isso não o impeça de desempenhar sua profissão com amor e dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário